quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O JOGO DAS MANIPULAÇÕES: EDIR MACEDO

 Nas últimas duas postagens eu falei sobre os "discursos religioso" para discutir o que agora eu estou chamando de "jogo das manipulações". Nas duas postagens, descrevi os quatro tipos de manipulações possíveis, com a finalidade de desenvolver nossa capacidade de avaliar os discursos religiosos e entender como os enunciadores dos tais discursos tentam manipular seus destinatários. Agora vou fazer uma rápida análise de um breve discurso religioso, um "twitter" de Edir Macedo. Minha intenção não é aprovar ou desaprovar, julgar e condenar ninguém, mas estudar como se dá a retórica, seus recursos linguísticos para tornar convincente o enunciado. Vamos ao texto:

“Quem raciocina não se satisfaz com migalhas. Pensa grande. Pensa de acordo com os pensamentos do Todo-Poderoso”

Aqui, primeiro o destinatário evoca o tema do “raciocínio” como virtude, um conceito de valoração positiva no seu contexto sócio-cultural. Ou seja, ele se dirige a um público que considera raciocinar uma virtude, algo desejável. Depois, ele fala que o raciocínio leva o ser humano a desejar coisas grandes, o que nós poderíamos associar a seus próprios empreendimentos religiosos, que sem dúvida, estão entre essas coisas grandes de que ele fala. Assim, Edir Macedo tenta redefinir o conceito de “raciocínio” para seu público, faz seu leitor ou ouvinte avaliar sua própria “racionalidade” a partir do tamanho de seus desejos pessoais. Obviamente, Macedo legitima indiretamente sua atividade profissional e suas estratégicas religiosas, ao mesmo tempo em que deslegitima outras, que porventura não considerem essas “grandezas” coisas desejáveis.
Por fim, ele fala que pensar assim como ele é estar em conjunção com os pensamentos de Deus, o que dá ainda maior força retórica às suas afirmações. Então, ele tenta manipular seus destinatários com a chamada “tentação”, fazendo-os desejar a “racionalidade” e a adequação com os pensamentos do Todo-Poderoso, um sujeito que ele silenciosamente diz conhecer melhor que outros. Depois, ele oferece um caminho prático para que estes destinatários alcancem os valores que passaram a desejar, e este caminho é o da grandeza, o da insatisfação com aquilo que ele chama de “migalhas”.
Em nenhum momento Edir Macedo fala de sua religião, de sua igreja, mas não restam dúvidas de que este discurso está em perfeito acordo com esses empreendimentos. Temos um discurso capaz de atingir com eficácia aqueles que compartilham de seus valores, que também consideram as “grandezas” coisas boas, que não priorizam outras virtudes opostas como a “humildade”, a “simplicidade” ou a “igualdade”. Ele toca diretamente a ambição humana por status social, por poder, por prestígio, e diz que Deus também compartilha do mesmo quadro de valores, permitindo-nos unir a religião e a ambição num mesmo projeto de vida.

2 comentários:

Olher disse...

como seria bom se pudessem excluir os ensinamentos de Jesus....
Assim, o que ensinam esse pessoal faria mais sentido pra humanidade.
Como diria o Boris: " ISSO É UMA VERGONHA"

Olher disse...

Seria interessante que todo o que frequenta algum local "religioso", buscasse entender o que ensinam esses Tentadores e confrontar com os ensinamentos de Jesus, a tentação de Jesus no deserto fala muito... quero aqui usar parte do texto do Prof. Anderson, que cai muito bem, quando Jesus é tentado "vimos é que em nenhum momento Jesus parece ameaçado pela fartura de pães, pela honra de ser servido, ou pelo poder político".