quarta-feira, 4 de maio de 2011

O QUE É LIBERDADE? PODE O CRISTÃO BEBER?

A segunda pergunta desta série é parecida com a primeira: Pode o cristão beber algum tipo de bebida alcoólica? A resposta inicial é sim, pois se isso faz mal à saúde e você decide usar, o problema é seu. Mas a resposta muda quando avaliamos a questão por outro ângulo, pelo lado do próximo. Devemos decidir rejeitar a bebida se acabaríamos dirigindo um automóvel sob o efeito do álcool. Devemos dizer não para que a dose não se nos torne inconvenientes, agressivos, ou coisa assim. Devemos dizer em ambientes ou perante pessoas que se escandalizam com isso. O problema da influência mimética sobre crianças e adultos, e o problema da dependência que ela pode causar continuam valendo aqui como no caso do cigarro. Outra vez, nós temos liberdade para decidir, mas quando colocamos o próximo em primeiro lugar, acabamos descobrindo que há mais motivos para dizer não do que sim.

3 comentários:

Eliane Leite disse...

Concordo Anderson. Bem diz o dito popular. Tudo em excesso é prejudicial. A bebida em especial tem o "poder" de tirar a responsabilidade das pessoas e quando isso afeta o próximo, aí tem-se um problema, e grave. Sei que o seu questionamento é em relação ao ser cristão, mas isso deveria ser uma valor intrínseco ao ser humano e não somente àqueles que seguem um Cristo.

Anônimo disse...

Analisando por este prisma concordo contigo porqque ate Timoteo tomava um pouquinho !!!

william disse...

mto bom o texto de introdução, concordo...Existem mais motivos pra dizer Não que Sim, eu ja bebi, e mto, hj não bebo não por ser cristão, mas por olhar do ponto de vista que além de prejudicial a minha saúde (coisa que não faço com a coca-cola, apesar de ser bem menso prejudicial) a bebida alcólica atinge não só a mim, mas quem está ao meu redor. acho que a resposta seria assim, pode beber sim, após vc analizar a sua volta e ver os efeitos que podem causar.