sexta-feira, 6 de maio de 2011

O QUE É LIBERDADE? PODE O CRISTÃO FAZER TATTOO?

A pergunta de hoje é: pode o cristão fazer uma tattoo? Antes de responder, deixe-me lembrá-los que nosso objetivo não é solucionar as dúvidas dos cristãos, mas exercitar o pensamento livre, o direito de decidir, tendo como único parâmetro o mandamento do amor ao próximo, que foi explicado abaixo. Então, antes de dizer se o cristão pode fazer uma tattoo, pense no próximo.


Particularmente, não vejo problema numa tatuagem, que é uma espécie de ornamento permanente. Tanto, que eu mesmo tenho duas e pretendo fazer uma terceira. Não vejo como outra pessoa pode ser prejudicada pela minha decisão pela tatuagem, e se estou disposto a suportar a dor, não descumpro o mandamento bíblico por fazê-lo.


Porém, nalguns casos, fazer uma tatuagem pode implicar em contenda familiar, desobediência aos pais, desagrado aos familiares. Neste caso, não a tatuagem, mas o ato de criar desavença deveria ser evitado. Se a decisão de fazer uma tattoo em seu corpo parte do desejo de libertar-se do controle dos pais, há problemas. Não é assim que se ganha liberdade, mas seguindo pelo caminho comum, que é estudar, trabalhar, ganhar independência financeira, ter a própria casa e cuidar da própria vida sem precisar de auxílio alheio. Às vezes, queremos liberdade, mas nossa liberdade tira o direito de escolha de outrem.


Enfim, as respostas sempre podem encontrar um “porém”. Vejam como podemos de tudo, mas como nem sempre convém. Mesmo desconsiderando saúde, dor ou conselhos, a única coisa que nos impede de fazer algo é o amor.

2 comentários:

william disse...

concordo com seus comentários, eu não venho de familia religiosa, tenho 4 tattoos (uma inclusive de torcida organizada - parte de meu passado negro)e pretendo fazer mais...Acho coerente as observações do seu texto, e o que acontece e que o caráter das pessoas são pré-julgados pela aparência..falo por mim, minhas tattoos representam fass da minha vida expostas em forma de arte, arte, é assim que vejo a tatuagem.

Anderson de Oliveira Lima disse...

William, tenho duas tattoos e também pretendo fazer outras. Pessoalmente nunca sofri preconceito, embora conviva com cristãos e lecione Bíblia em seminários de teologia.

Confesso que tenho medo de agulhas, mas também vejo a tattoo como uma forma de arte, e meu tatuador (Neias), além de ser um grande artista, que estuda arte e procura se aperfeiçoar a cada dia, é um católico cheio de tattoos e piercings que é um cara muito legal.

Quem sabe outra hora não trocamos informações e idéias para novas tattoos?