terça-feira, 10 de maio de 2011

O QUE É LIBERDADE? O CRISTÃO PODE FAZER YOGA?

A próxima pergunta foi sugerida por Evandro Marques da Silva. Ele escreveu-me um e-mail, e ao lhe dar minha opinião pedi para postar também esta dúvida no blog.



A pergunta é: pode o cristão fazer Yoga-Cristão? Essa é uma pergunta difícil para mim, já que não sei nada sobre o assunto. Já li alguma coisa sobre a Yoga ser uma prática não somente física, mas também religiosa, o que é um problema para os cristãos. Mas não sei se hoje existem pessoas que praticam Yoga sem qualquer conotação religiosa, embora a tradição seja daí remanescente.



Talvez isso seja como a carne sacrificada aos ídolos, algo que estava certamente ligada ao culto de outros deuses. Porém, Paulo diz que por não acreditarmos nesses deuses, o cristão come sem pecar. Eu, particularmente, não me negaria a experimentar essa Yoga-Cristã para ver como é. Caso algo me incomodasse, abandonaria. Quer dizer, eu não fugiria só por ouvir falar, pois há pessoas que ainda não são livres para decidir por si mesmas que acabam tentando nos aprisionar também. A decisão, neste caso, depende de mais conhecimento.



Mas deixe-me dar um exemplo radical antes de terminar. Meus pais são espíritas kardecistas, e quando vou a Goiânia visitá-los, eles querem que eu participe de uma reunião no lar onde lêem um trecho do livro dos espíritos. Na verdade não acho que este livro tenha algo a me ensinar. Sou biblista e vejo que quando os supostos espíritos comentam os textos bíblicos cometem sérios erros. Também não tenho interesse em ter contato com espíritos, não acho que a proximidade deles, ou a proteção, sejam necessárias, pois só creio mesmo em Deus. Todavia, sempre participo da reunião, pensando primeiro na comunhão familiar, e também por não querer me apresentar a eles como um fundamentalista radical que chama os deuses dos outros de demônios e torna-os cada vez mais arredios para com o evangelho.



Por tudo isso Evandro, deixo contigo a decisão.

3 comentários:

Francisco Junior disse...

Pergunta e tema interessante. Li o texto. Gostei da proposta; é, acho que este é o ponto de equilibrio, que nós Cristão precisamos resgatar. Assim, seremos sal da terra, daremos gosto à vida.

Anônimo disse...

Mas é claro que PODE.

Seria otimo se os pentecostais fizesse yoga e aprendessem a dominar o pula pula :D

Vambora fazer yoga :D

Anônimo disse...

Cada um na sua. Para eles o pula pula faz bem com o yoga como religião beneficia quem segue.