quinta-feira, 5 de maio de 2011

O QUE É LIBERDADE? DEVEMOS APOIAR OS HOMOSSEXUAIS?

O momento pede pela próxima pergunta, que é sobre a questão do reconhecimento dos direitos dos casais homossexuais. Nos perguntamos se um cristão dentro do congresso nacional deveria votar a favor ou contra esta lei. A resposta, baseada no mandamento de Jesus para que amemos o próximo como a nós mesmos, é obvia: claro que ele deve votar “sim”. Mas para que eu não seja virtualmente crucificado, vamos um pouco mais fundo nesta questão.


Para começar, os cristãos precisam compreender que o casamento não se dá quando nós assinamos os papéis num cartório qualquer, mas quando duas pessoas assumem um compromisso pessoal entre si. Assim, o papel da lei é apenas garantir que ambas as partes envolvidas nesta aliança tenham seus direitos garantidos. Em caso de divórcio, como fica a divisão dos bens? Em caso de falecimento, como fica a herança? Aí é a lei que deve responder. Então, não é porque um evangélico deixa de fazer um casamento homossexual em sua igreja que os casamentos homossexuais deixam de existir. Esta resistência só impede mesmo que tais pessoas sejam amparadas pela lei do casamento.


Assim sendo, independente de sua opinião pessoal sobre os casamentos homossexuais (assunto que não vou abordar hoje porque é demasiadamente complexo), para fazer o que a Bíblia diz, amar ao próximo e ser livre, é necessário primeiro que não julguemos os homossexuais. Depois, é necessário estar ao lado deles na luta pelos seus direitos constitucionais, como por exemplo o de ter garantida sua herança, quando seu parceiro(a) porventura vem a falecer. Por que uma família que nunca apoiou um filho homossexual vai agora reivindicar para si os bens do falecido, e tirar a herança do cônjuge que realmente o amava. Isto é ser cristão? Isso não é, a princípio, apoiar o homossexualismo, é o reconhecimento de que tais pessoas são tão humanos quanto os heterossexuais, e dignos dos mesmos benefícios.


Vou deixar a pergunta mais direta sobre o homossexualismo para outra postagem. Por hora, esta discussão é suficiente.

4 comentários:

Eliane Leite disse...

Pois é! Tenho trabalhado intensamente em um trabalho de filosofia no qual tenho que ser contra ou a favor à questão tão polêmica. o fato é que estou me amparando de todos os argumentos para defender a união entre os homossexuais, e por quê? No meu coração a resposta é simples! Somos todos iguais e por isso temos que ter direitos iguais. Para aqueles que se enchem de argumentos bíblicos para ir contra o direito,tenho algo a dizer: na bíblia tem uma passagem que é a mais importante de todas e que defende a causa; "Deus é Amor!". Isso quer dizer que ele não faz distinção e ama a todos igualmente. Se ele não é capaz de condenar e ir contra a esses direitos, quem dirá nós!

Francisco Junior disse...

Precisamos ser mais humanos. Gostei do ponto de vista que você me levou à olhar este tema tão complexo e delicado.

william disse...

falo por mim...devo apoiar o que é bome faz bem para a vida da pessoa, no caso do homossexual, não sou apenas a favor de união civil, mas do casamento religioso também, o fato de o padre ou pastor não realizar a cerimônia não altera a fé da pessoa, mas como o cristianismo herda uma cultura machista existe esse preconceito...Deixo claro que não sigo um livro (bíblia) nem uma pessoa (Jesus), eu apenas tenho como referencial os valores lindos dessa pessoa (Jesus) até pq acredito que nenhum mandamento procede de amor, amor mandado não é amor...Como dizem os evangélicos, Jesus nunca casou um gay, digo, ele tbem nunca casou casal hetero...Apoio a vida, e a felicidade de quem é do jeito que é.

Anderson de Oliveira Lima disse...

Amigos, que alegria ler seus comentários! Honestamente, subestimei os cristãos, pensei que essas postagens levantariam muita oposição, polêmica...

Ou os fundamentalistas não frequentam mais este blog, ou a igreja finalmente está crescendo.

Obrigado pela atenção e pelos comentários de todos.