terça-feira, 13 de março de 2012

NOVO ARTIGO PUBLICADO: A RECEPÇÃO DO MAL PERSONIFICADO ENTRE AS IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS


Já está no ar o novo número da Revista Âncora. Além de ser membro da comissão editorial da revista, contribuo com mais um artigo neste número. Produzido no último ano, este texto fala sobre o modo como os evangélicos interpretam os textos bíblicos e as tradições sobre o mal personificado em Satanás e demônios, analisando trechos de livros e músicas evangélicos.

Este meu artigo, e os demais, podem ser baixados em pdf gratuitamente no site da revista (www.revistaancora.com.br). Incluo abaixo o resumo original do meu artigo:

Neste artigo o objetivo é demonstrar como os evangélicos brasileiros lidam com a idéia do mal personificado em suas vidas e ritos. O estudo é panorâmico, e está baseado em três exemplos: Primeiro tratamos do filme "Deixados para Trás" e suas influências; depois falamos sobre obras de Rebecca Brown e suas repercussões; finalmente, nós traremos à discussão uma canção de Marcos Witt que faz uma espécie de exorcismo coletivo. Nesse ínterim, nossas reflexões abordam o uso da Bíblia entre essas apropriações diversas, e discutem a maneira como essas releituras populares passam a existir.

Nenhum comentário: