quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONHEÇA OS MANUSCRITOS DA BÍBLIA

Hoje não trago nenhuma reflexão nem exegese. Trago curiosidades bíblicas, imagens para complementar nossos conhecimentos.

Nas aulas, falo muito sobre a construção dos textos bíblicos, sua história, e sobre o processo que nos permite ter acesso hoje a um texto coeso e completo. Resolvi então indicar aqui dois sites que nos permitem visualizar alguns desses manuscritos.

O primeiro é: http://www.csntm.org/manuscript. Este site traz breves descrições dos manuscritos do Novo Testamento e nos deixa visualizar muitos deles em fotos de alta resolução. É um excelente auxílio para a crítica textual do Novo Testamento.

O outro site que quero indicar é este: http://dss.collections.imj.org.il. Este traz alguns dos mais completos textos achados em Qumran, os Manuscritos do Mar Morto. Vejam, por exemplo, o rolo de Isaías, que está muito bem preservado. É possível ampliar a imagem e ver até a tradução instantânea ao passar o mouse pelos textos.

Detalhes, as imagens são universais, mas os textos bíblicos são mais limitados, em grego e hebraico. Os sites são em inglês, mas só de poder ver como são alguns dos manuscritos que hoje dispomos já vale a consulta.

Nenhum comentário: