A análise da tradição que incluí aqui pode ser considerado um trabalho a ser feito junto ao passo anterior, a análise literária. Mas por razões didáticas, é bom que tratemos dele em separado.
Esse momento da exegese consiste basicamente em pesquisa bibliográfica. Ao identificarmos no texto alguma palavra ou expressão que possui um significado cultural, ligado ao seu período de uso ou de seu lugar, temos que fazer uso de dicionários teológicos ou livros especializados que explicam o que tal palavra ou expressão significa. Noutras palavras, o sentido do texto ficou para trás, dependia de uma tradição, e nós não o encontraremos a não ser que tomemos conhecimento dessas tradições.
Quando no Novo Testamento alguém fala sobre “sacrifício”, por exemplo, temos que nos lembrar que tal expressão remetia os primeiros leitores ao derramamento de sangue de animais em templos, uma forma primitiva de religião que hoje os cristãos rejeitam. Não podemos ler “sacrifício” e pensar em grande esforço ou dedicação, como hoje usamos o mesmo termo. Trata-se de um caso em que a tradição determinava o sentido da palavra, e por isso nós temos que fazer uma análise da tradição por trás desta palavra. Queremos saber como ela foi usada no Antigo Testamento, na literatura extra-canônica, no mundo romano etc...
Poderíamos dizer que este passo envolve também um estudo da intertextualidade bíblica. São casos em que um texto utiliza-se conscientemente ou não de outro, depende de certa forma dele. Por exemplo, quão dependente do Antigo Testamento, ou quão original, é o uso do termo “sacrifício” nas cartas de Paulo? Para responder a pergunta temos que estudar o sentido do “sacrifício” no Antigo Testamento e no mundo greco-romano, e avaliar se Paulo segue a mesma tradição ou transforma o termo a partir de seu próprio momento e experiência (como realmente faz em Rm 12.1-2).
Na distribuição da exegese, não costumo separar a análise da tradição do passo anterior, a análise literária. Incluo o resultado da pesquisa da tradição no texto sem especificá-lo.
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