terça-feira, 4 de janeiro de 2011

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA PASSO A PASSO – ANÁLISE LITERÁRIA

Chegamos finalmente à hora de abordar nosso texto inteiro. Até agora, vimos o texto sendo dissecado e estudado em partes distintas; hora averiguamos sua tradução, hora sua forma, hora seu contexto narrativo, hora sua sociologia... Agora vamos abordá-lo completamente, frase por frase.

Neste passo, obviamente todas as informações já adquiridas anteriormente acabam voltando, se repetindo, mas o leitor só irá tomar conhecimento de nossa completa interpretação neste ponto, onde tudo o que foi trabalhado é novamente abordado e aquilo que fora deixado de canto ganha importância. Assim, nesta análise é importante ter sempre em mente que nada é descartável, que não há frases irrelevantes que devam ser puladas. Tudo, mesmo o que parece fácil ou que permanece sendo enigmático para o exegeta, deve ser comentado. Um erro comum dos exegetas é falar muito do que gostam, e ignorar aquilo que não entendem. Mas isso é uma séria falha metodológica.

Procuro me guiar pela subdivisão feita na análise das formas, estudando cada seção dividindo-a por frases. Falo de cada frase segundo a necessidade, e depois uno uma sub-unidade textual comentando seu conteúdo em geral. Essa dica faz sentido para que o exegeta não pense em abordar seu texto versículo por versículo, o que geralmente nos conduz a inúmeros problemas.

Como instrumento de pesquisa, é chegada a hora de ler outros exegetas, de ler os comentários bíblicos, de comparar suas conclusões precedentes com a de outros. Nalguns casos citamos os demais apenas para afirmar nossa opinião, ou para destacar a novidade de nossa interpretação. Mas há casos em que acabamos descobrindo que estávamos enganados, ou que deixáramos de ver algum detalhe do texto. Esta será, por isso, a parte do trabalho onde mais citaremos outros autores.

Há quem chame este passo de “análise de conteúdo”, e quem prefira o nome tradicional, o de “comentário”. Independentemente de como o chamamos, é aqui que explicamos o texto todo ou admitimos que há frases sem explicação, motivo pelo qual este passo ocupará um número de páginas maiores do que os passos anteriores.

Nenhum comentário: