segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AS LIÇÕES DE ANANIAS E SAFIRA (Parte II)

Como eu disse, é preciso ler todo o conjunto literário que trata da adesão de novos membros à comunidade. Logo no primeiro texto, o sumário, vemos que o foco recai sobre a política igualitária do grupo. Todos tinham tudo em comum, ninguém tinha falta de coisa alguma, e quem entrava na comunidade doava suas posses para a administração dos apóstolos.

Após essa introdução, o primeiro exemplo é Barnabé, que vende suas terras, leva o dinheiro até a comunidade e deposita-o aos pés dos apóstolos. Ele é apresentado como alguém que fez o que devia ser feito, um modelo a ser seguido. Quando entramos no outro exemplo, o de Ananias e Safira, o narrador conta sua adesão com palavras muito semelhantes, dando a entender que o casal imitava a atitude de Barnabé.

Para destacar isso eu separei os verbos, destacando as ações desses personagens. Vejamos no quadro abaixo como as duas cenas de adesão se aproximam:

BARNABÉ (4.36-37)

ANANIAS (5.1-3)

tendo ele vendindo (pwle,w) do campo...

vendeu (pwle,w) a propriedade...

-

separou (nosfi,zw) para si do preço...

levou (fe,rw) o dinheiro...

levando (fe,rw) uma parte...

Coloca (ti,qhmi) junto aos pés...

colocaram (ti,qhmi) junto aos pés...

Pela comparação dos verbos é possível notar que o texto foi construído de forma que o leitor vê Ananias copiando os gestos de Barnabé, porém, com uma ação a mais, que é a de separar para si parte do valor da propriedade.

Enfim, o padrão fora dado, os bons cristãos o seguiam, e a chegada de Ananias e Safira é apresentada como uma tentativa de enganar a igreja. Eles imitam os bons cristãos, mas fazem algo negativo, algo que precisam ocultar. Aos olhares humanos, Barnabé e Ananias são iguais, mas nós, leitores, privilegiados pela visão do narrador, sabemos que há uma diferença muito significativa entre eles.

Terminaremos nosso estudo em mais duas ou três postagens. Na próxima oferecerei a resposta ao maior dos problemas que este texto nos apresenta, que é: por que Ananias e Safira tiveram que morrer? Por que Deus matou o casal? Foi realmente tão sério o pecado deles?

2 comentários:

DarkeikerBR disse...

esperaremos pois novas postagens neste mesmo horario e neste mesmo canal rsrsrsr.

Estou ancioso!!!

Sérgio Sanchez disse...

ansiosamente esperaremos com paciencia.....mas não demore! rsrsrsr. abraços