quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM O QUE FALA, CRENTE

Vamos imaginar uma situação. Eu não sou cristão, ou pelo menos não “pratico” qualquer tipo de religiosidade. Aí, um dia qualquer paro no trânsito atrás de um carro que traz em grandes letras a seguinte mensagem: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. Você já deve ter visto algo assim, mas aqui trata-se apenas de uma suposição. Continuando, eu, que como já disse, não sou crente, começo a refletir a respeito dos possíveis significados dessas palavras que o motorista da frente faz tanta questão de divulgar. Sabemos que o condutor que ousou colar aquelas letras no vidro do seu carro queria transmitir uma mensagem aos demais, provavelmente uma mensagem evangélica; mas será que eu, o outro condutor, vou entender esta mensagem como ela queria ser entendida?

A primeira pergunta que faço é: Deus tem alguns “escolhidos”? Então ele cria todo mundo, mas depois escolhe só alguns? Esse crente aí da frente obviamente se considera um escolhido, e provavelmente diria que eu não sou um deles porque não tenho Jesus. Que arrogância desses crentes que se acham melhores que os outros. E se Deus só escolhe quem quer, e só capacita os escolhidos, então eu não devo ser um capacitado para ele?

Mas de que tipo de capacitação esse cara está falando? Em que os crentes são mais capacitados que os outros? Só porque o Vitor Belfort é crente, isso não quer dizer que ele é mais capacitado para lutar do que o Anderson Silva. O Kaká é crente, mas isso não faz dele um jogador de futebol melhor que o Messi. Ah, é aquela tal pastora Ludmila Ferber que canta bem, não essas cantores do diabo como Elis Regina... Aliás, em que área da existência humana há um crente que é melhor que os outros porque é crente? Não nascemos já com nossos talentos e limitações implícitos?

Mas eu ainda queria saber: se Deus não escolhe os capacitados, então Deus, na opinião desse cara, gosta mesmo é de gente incapazSerá por isso que esses pastores da televisão são os caras mais estúpidos? Tem alguns lá que não sabem nem ler direito e querem me ensinar alguma coisa. Talvez esse seja o segredo, o Deus desse cara escolhe gente estúpida, e faz deles grandes celebridades para os outros, que são “escolhidos” para acreditar que o estúpido é o máximo da sabedoria humana (ou sobre-humana)...

Não será essa idéia de que Deus gosta dos incapazes uma desculpa para justificar o fato de que as igrejas estão cheias de gente ignorante? Não é nas periferias e entre os menos privilegiados socialmente que as igrejas mais crescem? Essas igrejas estão dizendo ao povo que eles não precisam se capacitar, mas que é só ter fé que Deus arranja tudo pra eles. Se o professor na escola falar de Darwin, o pai do crente estudante vai dizer que o professor está errado, que ele não foi escolhido para saber a verdade, e assim, é melhor ser um ignorante do jeitinho que Deus gosta, do que seguir o exemplo do professor que buscou sua capacitação, com ou sem fé.

Deus me livre dessa religiosidade aí!

2 comentários:

Meire disse...

Caro Anderson! Boa tarde!
Diante da sabedoria divina somos todos ignorantes, por isso Ele usa tanto crédulos como incrédulos. O trabalho de Deus é incessante e é através dos homens que Ele é conhecido ou não. Aliar o conhecimento terreno ao conhecimento do Eterno certamente nos capacita a enfrentar o mundo de forma mais tranquila, mas isso não nos torna especiais aos olhos dEle (apesar de muitas vezes nos sentirmos assim!). Um abraço!

Noel de Jesus disse...

não gosto de divulgações, que excitam raciocinio egocentricos. o que somos e o que Deus permite que somos, esta no convivio e relacionamento com o proximo.