terça-feira, 28 de dezembro de 2010

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA PASSO A PASSO – ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA

Chega de férias. Desculpem a demora nas postagens. Seguindo em nosso breve curso de interpretação bíblica, vamos falar sobre a análise sócio-histórica, que para muitos trata-se de uma análise contextual. Isso não está errado, falar da história do mundo relacionada ao nosso texto é tratar de seu contexto, mas de um contexto fora do texto, do livro. Por isso antes eu havia tratado do “contexto literário”, ou seja, o contexto dentro do próprio livro. Agora nossa tarefa é considerar a teoria literária antes adotada, e a partir dela, investigar dados que possam iluminar a compreensão do texto em si.

Há um erro comum neste passo. O estudioso começa a ler nos livros sobre aqueles dias, sobre aquele país, sobre aquele povo, sua religião e cultura... e acaba achando muitas coisas interessantes. O resultado é um longo texto falando de coisas que não dizem respeito ao texto em si. Por exemplo, não é sempre que falamos de Jesus que temos que mencionar o Templo de Jerusalém, ou o império Romano, ou Herodes. Assim, é importante ter em mente a seguinte regra: Só abordaremos coisas que estão mencionadas no texto que estamos estudando.

Neste passo metodológico o trabalho pode ser bem grande. Há casos em que temos que falar de toda a dominação romana e sua forma de exploração econômica das províncias dominadas, noutros temos que falar sobre a produção agrícola em determinada região e época, noutros temos que falar sobre os conflitos entre diferentes formas de judaísmo existentes durante os últimos dias do primeiro século na região da palestina, e noutros temos que abordar as relações de clientelismo em cidades greco-romanas como Corinto. Ou seja, a tarefa pode ser árdua, e depende principalmente da capacidade do pesquisador de buscar nos livros as informações relevantes. Para piorar, em várias ocasiões temos que ler coisas que não se limitam à nossa área de pesquisa, como por exemplo, ter que ler livros de historiadores que não se preocupam diretamente com a religião, ou de sociólogos, antropólogos, arqueólogos...

Enfim, é hora de selecionar no texto aquilo que precisa ser elucidado e pesquisar em número grande de livros e artigos, que também precisam ser bem selecionados. Não adianta ler qualquer coisa, a qualidade e atualidade da bibliografia pesquisada é fundamental, sendo que livros ruins citados desprestigiam o trabalho. Isso pode ser difícil; nem sempre nossa biblioteca particular é suficiente, e temos que visitar bibliotecas, livrarias, consultar a internet, encomendar livros importados... Quanto maior a dedicação do pesquisador, melhor sairá sua exegese neste ponto.

Nenhum comentário: